Diferentemente das mensagens SMS, os novos avisos surgirão automaticamente na tela dos aparelhos, sobrepondo qualquer página ou aplicativo que o usuário esteja acessando. Sistemas de alertas da Defesa Civil começa a valer no Paraná.
Gabriel Rosa/AEN
Já está em vigor o serviço da Defesa Civil do Paraná que emite alertas de emergência nos celulares da população em casos de eventos extremos, como inundações severas, riscos de deslizamentos de terra e outras condições nas quais os cidadãos precisam se mobilizar num curto período.
Não é necessário se cadastrar para receber os avisos, que são enviados pelo órgão por um sistema chamado Cell Broacast, utilizando as antenas de telefonia celular para fazer os disparos.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A nova funcionalidade se diferencia, por exemplo, das mensagens de textos (SMS) que muitos paranaenses já recebem com avisos da Defesa Civil.
Agora, neste modelo, os avisos surgirão automaticamente na tela dos celulares, sobrepondo qualquer página ou aplicativo que o usuário esteja olhando. Durante o aviso, além da mensagem, o celular vibrará e fará um sinal sonoro.
O objetivo, segundo o órgão, é facilitar o consumo da informação e ajudar na precaução das pessoas, sejam moradores, sejam populares que estão no local de algum possível desastre.
Segundo a Defesa Civil, a tecnologia utiliza a geolocalização do usuário como referência dentro do perímetro considerado de risco pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegard).
Além do novo alerta, a Defesa Civil do Paraná também outros canais de avisos de emergência, como WhatsApp, SMS, Telegram e as TVs por assinatura.
Leia também:
Cascavel: Dois militares do Exército são presos suspeitos de ligação com furto de nove armas de quartel
Polícia: Repórter do interior do Paraná é preso suspeito de assistir e facilitar estupro de adolescente
'Se fosse o filho de vocês, ficariam em silêncio?': diz mãe de adolescente morto após BMW bater no carro da família no Paraná
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.
Publicada por: RBSYS